Alguns produtos parecem milagrosos, outros porém nem tanto assim. Alguns cabelos com o mesmo produtos ficam super lisos ao passo que outros cabelos com o mesmo produto parece não reagir. Por que isso acontece? poderíamos sempre atribuir a ineficiência do produto? Ou seria o profissional que não soube fazer?
Na verdade pode ser um misto de situações. No entanto, notamos clientes sair do salão e seu cabelo permanecer lisos em que os cabelos saem lisos e não permanecem após a primeira lavagem. O pior é que os dois cabelos saíram do salão após ser submetidos ao mesmo produto e pelo mesmo profissional. Neste caso não podemos culpar nem o produto, nem o profissional.
Quem é o culpado?
Creio que a falta de informação de que não podemos obter 100% de lisos em todos os tipos de cabelos é o culpado. Onde deveria ter tal informação? Na embalagem do produtos. O que vemos nas embalagens são frases como:
__ Liso absoluto, Efeito liso de longa duração, Fios mais lisos e sedosos, Liso perfeito, 100% lisos.
Sem mencionar as frases em inglês que denotam as mesmas frases para cabelos lisos. São muitas as marcas existentes, que embora sejam produtos nacionais, tem nome estrangeiro.
Tudo isso para fazer o produto parecer melhor do que de fato é!
Informações importantes para o cliente
Cada cabelo tem uma reação por motivos específicos. O mais comum é o fator genético e o quanto o cabelo já foi desestruturado. A força dos cabelos nada tem a ver com a cor da pele, uma pessoa de cabelo negróide pode ter os cabelos mais frágeis, e normalmente são. Acontece de sair duas mulheres negras do salão, tendo passado pelo mesmo procedimento, em uma delas os cabelos permaneceu liso, e a outra teve apenas 60% dos cabelos alisados. Culpa do produto? Não! uma tem os cabelos mais resistentes do que a outra.
Imagina uma mulher que usou um Hidróxido a cerca de uma semana fazendo uma progressiva hoje. O resultado será liso. Isso se dá porque os cabelos dela estão desestruturado. É por isso que alguns cabeleireiros sugerem a cliente que faça um relaxamento antes da progressiva.
Fazer uma escova progressiva e prometer para a cliente que o resultado será o liso perfeito das embalagens não é real, é sempre melhor trabalhar com uma margem. Diga que os cabelos terão uma redução a partir de 60% podendo chegar a 100%. Caso prometa 100% e não ficar tal, terá que fazer de novo, perdendo tempo, produto e dinheiro. Assim, seja qual for a qualidade do produto, não confie que terá o mesmo resultado em todos os cabelos. A cliente vai sentir mais satisfeita e menos enganada.


Comentários