Trending

Formol e seus danos aos cabelos e a saúde

Caso tenha a oportunidade de visitar um anatômico, seu primeiro contato é com o formol.
Os gases que exalam dele dos tanques de cadáveres que os alunos de medicina e outras áreas de saúde estudam.
Os cadáveres tem de estar no formol para que sejam conservados intacto. Num velório em que o sepultamento vai passar de 24h para ocorrer, É feito um trabalho com formol no cadáver a fim de que ele seja conservado sem exalar mal cheiro.
 Dentro de um anatômico, além dos cadáveres mergulhados em formol, há também grandes recipientes com órgãos humanos que são peças para estudo, como fígado, coração, rins e etc... Todos mergulhados em formol afim de se manterem intactos para estudos.  

Na área cosmética e higiênica 
De acordo com a ANVISA, o uso de formol na indústria cosmética é permitido como conservantes de ingredientes, a uma proporção de 0,2% e como agentes endurecedor de unhas a 5%. Acima dessa quantidade pode causar sérios danos a saúde e até levar a morte. A organização mundial da saúde (OMS) considera o formol cancerígena quando absorvido pelo organismo. A quantidade mencionada é encontrada como conservante em acetona, esmalte, xampus, desinfetantes, detergentes e outros. Mas o cheiro é imperceptível, por que a quantidade aprovada pela ANVISA é respeitada nesses casos. 
Em alguns salões de beleza encontramos produtos que contém formol, porém, alguns profissionais desavisados atuam como se tivesse uma “fabrica de fundo de quintal” acrescentando altas doses de formol em produtos que já vem preparado com a quantidade necessária como conservante, transformando-se em um sério risco para a saúde e vida tanto dos clientes como dele próprio.  
 Como o formol age nos cabelos  
Em quantidade superior a 5% ele age com as proteínas dos fios, momento em que ele libera o ácido fórmico, acontecendo então uma cristalização e o endurecimento das moléculas de proteínas contidas nos fios, agora com o calor do secador e com a escovação os fios ficam retos, as cadeias da fibra capilar vão ficar impermeabilizadas pelo formol passando a ter um aspecto plastificado, com isso, não haverá absorção de água nas lavagens. Após 30 a 60 dias o cabelo vai perder essa proteção. É bem verdade que o cabelo teve um aspecto saudável, liso, sedoso e brilhoso, mas dentro dos fios houve grande estrago. Na reação química foi eliminada as moléculas de proteínas, com o tempo ele vai quebrar, ganha pontas duplas, a ação do formol chega ao folículo piloso, a queda dos cabelos é iminente.

Como tratar dessa situação 
Recomendamos hidratação e cauterizações – A cauterização terá o poder de tratar os fios de dentro para fora, más requer lembrar que foi criada uma camada protetora em volta dos fios que impedem a penetração de agentes hidratantes, por isso será preciso perseverança para reconstruir os fios. O melhor mesmo é não usar produtos que tenham formol como ativo entre seus componentes, mas como tal química se encontra em muitos produtos que usamos não teremos como evita-lo 100%, mas se deve lembrar que é uma ilusão acrescentar uma química tão perigosa em produtos previamente preparados para tratamento imaginando que irá melhorá-lo. Associar a saúde dos cabelos com a progressiva com formol é uma ilusão.   


Riscos do formol 
A ANVISA alista alguns ricos a saúde e a própria vida.  
As reações do uso do formol podem ser:  
• Contato com a pele - Tóxico. Causa irritação à pele, com vermelhidão, dor e queimaduras.
• Contato com os olhos - Causa irritação, vermelhidão, dor, lacrimação e visão embaçada, altas concentrações causam danos irreversíveis.
• Inalação - Pode causar câncer no aparelho respiratório. Pode causar dor de garganta, irritação do nariz, tosse, diminuição da freqüência respiratória, irritação e sensibilização do trato respiratório. Pode ainda causar graves ferimentos nas vias respiratórias, levando ao edema pulmonar e pneumonia. Fatal em altas concentrações.
• Exposição crônica - A freqüente ou prolongada exposição pode causar hipersensibilidade, levando às dermatites. O contato repetido ou prolongado pode causar reação alérgica, debilitação da visão e aumento do fígado. No caso da escova progressiva, dependendo da concentração do formol, pode ainda causar queda capilar.

2 Comentários

Please Select Embedded Mode To Show The Comment System.*

Postagem Anterior Próxima Postagem
header ads