A indústria dos cosméticos tem feito parceria com a indústria dos alimentos para trazer ao publico produtos que prometem pele, cabelos e unhas com aparência saudáveis.
Temos então uma nova categoria de produtos que são os nutricosméticos.
Sua formula promete desde retardar o envelhecimento até o rejuvenescimento.
Do que se trata? É uma categoria nutricional, ou será cosmética.
Algo importante é que essa classe fornece benefícios à saúde interna que reflete externamente, na pele, nos cabelos.
Legalmente, não poderia ser chamada de nutricosméticos, por que esse termo não tem amparo legal. Existe a indefinição quanto ao que é realmente, por que não pode ser chamada nem de cosmético e nem de alimento, isso se dá por que produtos ingeridos não são classificados como cosméticos.
Será que lembramos de algum produto que podemos ingerir com efeitos nutricionais e cosméticos? Talvez lhe venha a mente o iogurte Activia os shaikes emagrecedores e até mesmo o Yakult. Em forma de cápsula, talvez tenhamos em mente o Maxi 30, é uma cápsula de colágeno contendo vitaminas E e C e de zinco. A proposta do produto é aumentar a vitalidade da pele e dos cabelos a das unhas, além disso, estimular a produção de colágeno reduzindo e prevenindo as rugas. Os nutricosméticos vão muito além das cápsulas. Ao redor do mundo muitas bebidas e comidas foram ou estão sendo lançadas com os objetivos mencionados aqui.
Nos Estados Unidos, a Coca-cola fez uma parceria com a L’Oréal para criar o Lumae. É um chá pronto para beber com ingredientes que auxiliam no cuidado da pele. Foi lançado também o Enviga, é um refrigerante à base de chá verde que diz queimar entre 20 a 30 calorias por porção.
Até mesmo doces são lançados com objetivos nutricionais e cosméticos.
Lembrando que não estamos indicando nem afirmando a eficácia desses produtos, apenas estamos informando a existência e apresentando mais alternativas para tratamento da beleza.
Muitos medicamentos se encaixam muito bem nas categorias dos cosméticos, podemos chegar a essa conclusão pelos resultados obtidos, por exemplo, um medicamento que regula o intestino automaticamente colabora para a beleza da pele.
Comentários
como esses produtos citados aqui, como enviga, lumae e maxxi 30, temos outros tantos na mesa dos brasileiros (nutryorac ,glowelle,oenobiol)e parece que a moda ta pegando.
cada dia aparecem mais novidades na praça.